Quer passar no SISU? Se inscreva em um desses 3 cursos
Quer passar no SISU? Então, você não pode deixar de conferir as dicas que reunimos aqui. Aliás, escolhendo um desses três cursos de maneira estratégica, é quase impossível ficar fora da seleção!
Contents
O que é preciso para passar no Sisu?
Para passar no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) você deve se preparar de maneira adequada, e ter uma boa estratégia também pode aumentar suas chances. Antes de tudo, é fundamental que o estudante realize o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a partir da nota do exame que o estudante pode se inscrever.
Além disso, é importante destacar que cada curso e instituição possui uma nota de corte diferente. A nota também varia a cada edição com base na demanda e o número de vagas disponíveis no semestre.
Por este motivo, conhecer as notas de corte dos anos anteriores pode te ajudar a se planejar de forma mais consciente. Não deixe de se atentar ao calendário do Sisu para não perder nenhuma oportunidade, afinal, a janela para inscrição é relativamente curta.
Claro que se preparar bem para o Enem é um dos segredos para evitar sufoco na hora de se inscrever no SiSU. Então, use tudo o que tiver à sua disposição, como simulados e provas de edições anteriores.
Aliado a isso, não deixe de revisar conteúdos e fazer exercícios. Estas práticas aumentam consideravelmente as chances de obter uma boa nota no Enem.
Qual nota mínima pro Sisu?
A nota mínima para participar do Sisu não é fixa. Por outro lado, é instituição de ensino e a busca pelo curso que determinam isso. Cada curso apresenta sua própria nota de corte, que é a menor pontuação necessária para passar na seleção.
Aliás, as notas de corte são calculadas diariamente durante o período de inscrição. Este cálculo se baseia no número de vagas disponíveis e notas dos candidatos que já se inscreveram. Mas muita atenção, já que a nota mínima varia até o último dia de inscrição alterando as posições de estudantes na fila.
Qual nota o Sisu aceita?
O SiSU aceita as notas do Enem mais recente, ou seja, para a edição de 2024, valem as notas do Enem 2023. Desse modo, é indispensável que o candidato participe do Enem no ano anterior em relação à edição do SiSU.
3 cursos para passar no Sisu
Como prometemos desde o título, aqui estão três cursos para quem quer passar no SiSU! Algumas ressalvas antes: todas as notas abaixo são para Ampla Concorrência.
Outro ponto a se destacar é que independe da instituição (com algumas exceções) e edição, estes cursos aparecem recorrentemente entre os menos concorridos do SiSU.
Física ─ UFLA – Universidade Federal de Lavras (2023.1)
A nota de corte para o curso de Física na Universidade Federal de Lavras no primeiro semestre de 2023 foi de 234.86 pontos. Se você tem interesse pela área de ciências exatas, esta é uma ótima oportunidade que exige uma pontuação mais modesta no Enem.
Letras ─ UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros (2023.1)
O curso de Letras na Universidade Estadual de Montes Claros teve uma nota de corte de 377.03 pontos no primeiro semestre de 2023. Se você ficou com uma pontuação intermediária/baixa no Enem e se interessa na área de humanas e linguagens, fica a dica.
Matemática ─ UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2023.1)
Já o curso de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná no primeiro semestre de 2023 teve a nota de corte em 385.21 pontos. Aqui temos uma excelente opção para candidatos com uma pontuação relativamente baixa no Enem, mas que desejam ingressar em uma instituição federal.
Sejamos práticos e realistas antes de tudo. É claro que para passar no Sisu você precisa de uma estratégia, independente se busca os cursos mais acessíveis ou os mais difíceis. Mas não desanime! Com dedicação e pesquisa, você vai encontrar oportunidades para garantir sua vaga em uma universidade pública.
Sem dúvida, quem chegou até aqui quer passar no SISU, e com uma boa estratégia e escolha correta, vai conquistar a sua vaga. Se você gostou dessas dicas, não pode perder o que preparamos para você aqui no SiSU 2025.